Diferenciais competitivos
Santa Catarina, um estado impulsionador de negócios
Importar pelos Portos de Santa Catarina pode ser bem mais vantajoso do que por outros Portos do Brasil. Isso porque o governo do Estado mantém um programa de incentivo fiscal para importações que reduz os custos com ICMS em mais de 80%, em relação a importação por outros estados. É o chamado TTD – Tratamento Tributário Diferenciado.
Confira alguns dos incentivos que Santa Catarina oferece:
Este regime tributário, desenvolvido no Sistema de Administração Tributária (SAT), é responsável pelo gerenciamento das concessões de regimes especiais para setores específicos estabelecidos em Santa Catarina, desenvolvido no objetivo de fomentar investimentos e movimentar a renda relacionada à atividade portuária do estado.É o que permite reavaliações relacionadas ao pagamento de impostos – como suspensão, diferimento, isenção ou adaptações para o cumprimento de obrigações acessórias.
Um dos benefícios que mais atrai a atenção das empresas comerciais importadoras é o regime especial que possibilita a redução do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Santa Catarina permite o recolhimento de um percentual do ICMS integral exigido nos demais estados do país, que varia de acordo com a categoria dos produtos importados.
Outro diferencial catarinense no ramo do comércio exterior é a ampla atividade portuária operante no estado. Atualmente, são 4 portos ativos em Santa Catarina, situados nas cidades de Itapoá, Navegantes, Imbituba e São Francisco do Sul – sendo o estado com o maior número de portos ativos do país. Estão situados estrategicamente na costa catarinense, possibilitando a conexão com as linhas regulares das principais cidades portuárias do mundo. Este grande potencial de transações possibilita a ampliação dos horizontes comerciais e garante vantagem competitiva entre as empresas do ramo.
Itapoá, um dos principais terminais portuários do país
Com grande expertise em operações estruturadas, o Clif atua com uma visão industrial e de negócio, o que possibilita o alcance da logística integrada e completa necessária para a cadeia de suprimentos de seus clientes e parceiros. Essa atuação é feita em um dos portos mais ágeis do Brasil, o Porto Itapoá, que está entre os maiores terminais portuários de contêineres do país. De administração privada, possui uma estrutura capaz de movimentar 1,2 milhão de TEUs por ano e está rumo a fase final de sua expansão que possibilitará a movimentação de 2 milhões de TEUs anualmente. (Fonte: Site Oficial do Porto)
Linhas marítimas e os principais armadores globais escalam Itapoá
Itapoá vem se destacando em Santa Catarina por inúmeros motivos, principalmente por sua proximidade a grandes pólos industriais, além de outros portos e aeroportos da região sul.
Centro Logístico Alfandegado catarinense mais próximo dos principais aeroportos brasileiros
A principal vantagem do Clif é a sua localização estratégica. Situado no norte do estado, a região atrai clientes dos aeroportos do sul e sudeste, em busca da nacionalização de suas cargas em Santa Catarina. Além disso, temos um tempo de liberação recorde no segmento para cargas com parametrização em canal verde, com média de 6 horas desde a presença de carga até a liberação e carregamento.
Conectada à maior cidade do estado
Itapoá está a menos de 50 minutos de Joinville, cidade mais populosa de Santa Catarina e responsável pelo maior PIB do estado. Joinville é um polo logístico importantíssimo no sul do Brasil, a cidade possui acesso rodoviário duplicado, aeroporto e é reconhecida mundialmente pela liderança de algumas das suas empresas, especialmente nos setores de metalurgia, metal-mecânico e plásticos.
No mesmo ritmo em que cresce economicamente, Joinville investe em inovação e se prepara tecnologicamente para acompanhar o desenvolvimento de setores como indústria e serviços. Recentemente, Joinville ficou entre as dez cidades brasileiras mais bem preparadas para receber a tecnologia 5G. O ranking “Cidades Amigas do 5G” foi realizado pela Conexis Brasil Digital, entidade que representa empresas de telecomunicações e de conectividade, e foi divulgado pelo Governo Federal.