O Clif é um CLIA – Centro Logístico Industrial e Aduaneiro – e é o tipo de recinto alfandegado criado para facilitar o fluxo operacional no processo de liberação aduaneira de produtos de importação e exportação.
⠀⠀⠀⠀⠀
Um CLIA é uma alternativa aos portos e aeroportos que têm por finalidade o envio ou recebimento de cargas. Para isso, estamos situados em área da zona secundária do território aduaneiro, ou seja, área que compreende instalações alfandegárias no interior, dispensando assim os portos, aeroportos e pontos de fronteira, que são considerados como áreas da zona primária.
⠀⠀⠀⠀⠀
A zona secundária surgiu para proporcionar maior fluidez aos processos logísticos, visto que as áreas de zona primária por muitas vezes se encontram saturadas, o que causa impactos como o aumento de custos e gargalos operacionais. A zona primária é caracterizada como uma área de passagem, não sendo comum a realização de serviços como desova, paletização, etiquetagem, entre outros serviços que a zona secundária tem expertise e facilidade para executar.
⠀⠀⠀⠀⠀
Com isso, o CLIA facilita o escoamento logístico e gera maiores possibilidades para todos.